Quaresma 2007

» David de Sousa on 15:01


A Paixão das nossas vidas é-nos de novo apresentada como se fosse a última vez. Vejo já nossos braços serem estendidos com Ele no cimo daquele monte. Sinto ter uma ligação vital àqueles a quem o sangue é derramado. Sinto tantas vezes ser aquele a quem é prometido o Céu, como, em reflexão da minha humilde condição, ter medo de ser testemunho daquele que prefere esconder a face no insulto de palavras e gestos.

Hoje é o dia da entrada de Jesus em Jerusalém. Seu coração seria talvez um registo de sentimentos contraditórios. O “Hossana” aclamado em tom de hino daria lugar ao “Crucifica-O”. Que povo descrente este! E tu? Não serás tu um Pedro que foge e nega? Negas Deus nos outros e em ti mesmo? Negas conhecer ou ser quem és? Negas, negas, negas… É nisso que temos que ter a coragem de ser diferentes. Tal como Maria, dizer que somos todos d’Ele! Ser como Maria que O acolhe em seu ventre e depois no seu colo já descido da cruz! Ser berço e sacrário de Cristo no mundo e para o mundo…

Celebramos também o Dia Mundial da Juventude. Todo o jovem é consagrado a Cristo e ao mistério da Sua Paixão. Transporta consigo o peso desta cruz como forma de mostrar que vale a pena. Que valerá a pena enquanto homens e mulheres presos a um ideal ousarem enraizarem-se a ela. Serem dela testemunho e por ela darem testemunho.

Não quero fazer hoje grandes textos para não serem lidos, mas sim, falar-te ao coração. Tu! Sim tu? Tu que julgas as tuas forças esgotadas, a tua sede saciada, a tua meta alcançada... luta! Ninguém te ama como Ele! Nunca ninguém te amará como Ele! Falo para ti. Sabes que é contigo pois o teu coração também se sente hoje trespassado por uma dor sem fim. Completa-a na cruz. Reflecte a geração do amor a que pertences. Acaba na a tua vida esta via de condenados a que ficámos ligados para sempre. Foi por ti, e é em ti que Ele quer fazer a maior prova do seu amor! Como jovem pede-te que dês a tua vida! Gastares tempo a alcançares a santidade a que és desafiado. É possível! És realmente o eleito!

Dois caminhos nos são apresentados! Proponho-te que escolhas ser um deles! Como jovem que és e neste mundo que atravessas, queres ser mais um espinho naquela coroa ou com a tua garra, a tua radicalidade seres a força que rolará a pedra daquele túmulo?
Escolhe este Deus Vivo, dá testemunho deste amor que por ti nunca terá fim…

1 Comentários:

Comment by brisa on 02 abril, 2007 10:55

Já eu escolhi qual o caminho que quero percorrer, quero entregar-me nesses braços acolhedores que permanentemente me querem abraçar. Sei que passo a transportar sobre os meus ombros também uma espécie de cruz, bem pesada, que é ser cristão assumido neste mundo. Quando dizemos sim, não há retorno, o amor de Deus é ilimitado e o nosso sim terá que ser ilimitado. Quer ousar a radicalidade, este Amor infinito, quero ser a Maria de hoje, não a que transportou Jesus no seu seio, por achar que não sou digna, mas a que o acolheu no seu colo quando necessitou.