Tento aqui mais uma vez analisar o que faz moldar a nossa sociedade. Desta vez falo-vos daquele programa que faz os jovens, e não só, às segundas-feiras repetirem frases feitas num computador de um humorista, talvez escritas madrugada dentro. Refiro-me à tentativa de imitação de algo que não faz pular e avançar, ou mesmo cultivar o que fica guardado cá dentro!
Não vou negar que também eu passo os olhos por esse programa, pois é um telejornal mas dentro de um contexto. Ali as noticias dão vontade de rir. Enquanto no outro…
Não paremos para falar de coisas más mas sim sigamos destemidos rumo ao fim deste texto!
Ontem assisti a todo o programa. Estive a fazer tempo com o “Professor”, que é para isso que ele serve e ia adormecendo. Aquelas “Conversas” são como um anúncio ao Licor Beirão no intervalo de um debate sobre alcoolismo (e eu assisti uma vez a isto no intervalo do “Prós e Contras”). Finalmente chega o programa que, sem saber, ficaria marcado por uma dúvida em mim!
Perto do final do programa existe um convidado musical que vem cantar algo de inesperado. No outro dia veio o David Fonseca, cantar o “Afinal havia outra” da Mónica Cintra em inglês. Ou por exemplo o Camané a pedir desculpa à Maria Albertina!
Ontem o convidado era um grupo coral juvenil que vinha cantar uma música de Natal fora de época. Uma bela critica a todo este aparato que tem sido feito sem ainda nem ter começado o Advento, pensei eu! Começam então a cantar o “É Natal, é Natal…” mas com ritmos diferentes e refrão alterado na letra! Eles apenas diziam isto: ”É Natal, é Natal, já nasceu Jesus, mas há gente que não faz o sinal da cruz!”.
Pode parecer banal, mas a mim feriu bem lá dentro! Senti que realmente ainda fazemos tão pouco em cada Natal. Preocupamo-nos com presentes, enfeites, doces e esquecemos a evangelização de uma notícia que veio à 2006 anos pela boca de uns pastores. Esquecemo-nos que Ele vale mais e vamos pondo tudo à Sua frente. Pensamos que é possível haver Natal sem Deus.
Não levemos o sinal da cruz à letra, pois penso ter sido apenas uma maneira de dizer “ACORDA”!!
Ontem, dia de Cristo Rei, enchi o meu coração para louvá-lo num trono de madeira feito Cruz, mas nunca pensei através de um programa inquietar o meu coração de tal maneira que tivesse de escrever estas linhas!
Lanço aqui o meu desafio para este Advento que em breve começa:
“É Natal, vai nascer Jesus, és capaz que todo o teu irmão faça o «sinal da Cruz»?!?”
Posted in
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 Comentários:
Olha ai está a grande verdade das coisas... eu entendo esse post.. com um sentido..que é, nós (que nos dizemos cristãos) só conseguimos por o dedo na ferida se for no sentido da brincadeira...pk temos medo de afirmar perante os outros a radicalidade das coisas...pk temos medo de ser censurados se for noutro tom de voz..
Há uma história que conta que estavam a ser convidadas pessoas para tirarem fotografias com o menino, no presépio. Toda a gente queria. Às tantas, e com tantas fotos, o menino foi esquecido e deixou de aparecer nas fotografias...
Passa pelo pinguinário, tens um questionário à tua espera!
Uma braçada amiga
Meu caro, partilho contigo o mesmo sentimento que tive ao ouvir o cântico no final do programa. Tanta gente a festejar o Natal quando na realidade estão é a aproveitar uma bela ocasião para fazer uma grande festarola, com comidas, bebidas e prendas. Não lhes interessa o porquê da verdadeira festa. Fazem apenas a sua festa.
Rui Almeida
Enviar um comentário