» David de Sousa on 13:00



Partilho convosco uma experiência pela qual passei esta semana e que me marcou imenso. Na passada terça-feira, fui a Fátima passar o dia. Fui sozinho. Já noutra ocasião em que tinha lá estado tinha visto uma placa a indicar um museu sobre a vida de Cristo. Pensei que fosse um museu daqueles só com fotos e documentos ou então demasiadamente “beato”, até para mim. Ouvi então dizer que era um museu de cera. Como já tinha ido aqui há uns anos ao outro museu de cera em Fátima, pensei que fosse no seguimento e que não seria nada de novo.

Pois bem, depois disto tudo, na terça-feira à tarde, logo a seguir ao almoço, fui visitar esse tal museu. Deviam ser 14h15 e não havia ninguém a visitar o museu àquela hora. Perguntei se o caminho da visita estava bem indicado e a rapariga das bilheteiras apenas me disse que era só seguir a vida de Cristo. Ri-me e segui para o início da visita. Enquanto subia uma rampa pensava o que raio seria aquele museu e o que me teria passado pela cabeça para pagar um bilhete para ir ver uma coisa que nem sabia ao certo o que era. Quando entrei dei de caras com a Anunciação do Anjo a Maria e depois a José. Era tudo demasiado real, demasiado próximo de mim! O nascimento, a apresentação no templo, o baptismo (magnifico!!!), os milagres, a crucificação, a ressurreição e por fim a Ascensão (foto). Estava lá em Jerusalém a viver aquilo tudo! Quase que me apetecia intervir!

Uma cena que está muito boa, mas que muitos podem não ver pois tem um pilar meio a tapar e a placa que indica a passagem bíblica onde está descrita muito despercebida, é a negação de Pedro. Jesus é condenado e depois de Pilatos lavar as mãos, vê-se Jesus já flagelado. Na cena seguinte vê-se Jesus a iniciar a subida para o Calvário. Mas imediatamente atrás, junto ao pátio, está um homem a ser agarrado por uma mulher e a ser apontado por um homem. Esse homem grita e quer fugir. Quando li a placa desatei a chorar! Era a negação de Pedro! Ali à minha frente! Algo tão simples mas com o qual sempre me identifiquei! Quantas vezes não tenho vontade de como Pedro fugir? Fui muito intenso!

Por fim, a magnifica representação da Ascensão de Cristo. É de uma rara beleza! Assim terminei a visita. Saí dali renovado e ao mesmo tempo confuso com a proximidade das coisas. Não era mera liturgia, não era uma simples leitura, não era um filme, era algo presente e demasiadamente, assustadoramente até, real! Convido todos a irem até Fátima e visitarem o museu de cera da Vida de Cristo, único no mundo. Vale bem a pena!

0 Comentários: