» David de Sousa on 02:34


Estou aqui às voltas com esta folha vai para mais de 20 minutos. Já comecei…e recomecei…e recomecei a escrever, mas hoje parece me faltar a voz para pensar o que escrever. Talvez seja aquele grito que ainda tenho preso por nunca ter vivido. Talvez seja o espanto de ver no rosto de um amigo um ar exausto mas apenas o ouvir dizer ” Valeu a pena…!” entre um sorriso e um breve pestanejar já atraiçoado pelo cansaço.

Talvez estes sejam motivos de não ter palavras hoje, ou talvez não tenha nada para dizer. Tantas vezes me acusam de ser um mero seguidor de Frei Tomás, ou mesmo por vezes de São Tomé, que não sei se será de mim ou a Justiça, não ter nada para dizer. Actuar seria o caminho, mas neste mundo de que vos falo não sou caminheiro. Luto por eles, pelos seus objectivos e sou movido pela mesma força que os faz continuar a cada dia…mas isso não chega!!!

Sinto-me mero observador deste mundo a que chamam: Agrupamento Escutista. Sinto algo de estranho pois por vezes gostava de sentir o que sentem. Entrar nas suas veias e saber a que sabe este amor tingido de sonhos num lenço. Saber o “peso” desta missão que é andar permanentemente a “céu aberto” em busca de um lugar onde ficar, quem sabe o coração de Deus.

Outro sinal claro para mim é o patrono do escutismo ser São Jorge. A imagem que tenho é a de uma lança cravada. Não me posso esquecer daquela proposta para a Quaresma do Santo Padre que nos pedia para olharmos Aquele que trespassaram! Julgo portanto, que o escutismo nasce do lado trespassado de Cristo. São eles, escuteiros, os enviados a anunciar esta passagem que agora se abre. São eles os fiéis depositários também do sangue que continua a ser derramado por amor, por quem não tem medo.

Quando olho para o mundo vejo uma onda de mudança. Parece-me ser familiar ou minha, mas não sei explicá-la ao certo. É uma mistura de sentimentos que vou guardar para mim. Sei que muitos não sabem, ou nunca presenciaram aquilo a que chamo ter um “espírito incendiário”. Incendiário de corações e realizador de sonhos. Nesta distância de “adepto” para “jogador activo”, digo-vos que continuem! Que vale a pena! Mesmo quando julgarem não fazer sentido, lembrem-se que haverá sempre de fora este rosto colado no exemplo que vocês são para mim…

Para vocês apenas…

“Vidas cúmplices” …pois não sou digno de dizer isto de qualquer outra forma que possam conhecer…

3 Comentários:

Comment by Rapazsemnome on 23 abril, 2007 15:40

È verdade quanto de disse que estava cansado.. mas verdade maior foi ter-te dito que valeu a pena... valeu a pena pelos sorriso e alegria dos 8 mil escuteiros que lá estiveram...mas sobretudo valeu a pena pelo o que nosso Bispo desta diocese nos disse a todos os que estavamos ali..."Apenas vos quero dizer duas coisas: Gosto Muito de Vocês e Conto Muito com Vocês!"
Foi bom ouvir estas palavras do nosso pastor... e a nossa resposta nao foi nem poderia ter sido outro do que "Sempre Alerta para Servir!!"

Quando dizes que fazes parte do agrupamento, nao mentes...porque de uma forma ou outra..fazes..!!

Um abraço!

 
Comment by Ana Pinto Leite on 24 abril, 2007 21:12

Hoje, na sua homilia, na Igreja de S. Cosme e S. Damiao, aqui em Roma, o Pe. Antonio disse uma coisa, referindo-se a Sta Teresa de Avila: "Nata te turbe, nada te espante, quem a Deus tem, nada lhe falta". E nos temos sempre Deus e Ele tambem quer o nosso silencio. Vivi hoje uma experiencia que me disse isso mesmo. E, no silencio, senti voltar a força e a serenidade.

Ana

 
Comment by Elsa Sequeira on 25 abril, 2007 22:12

Olá Amigo!

Passa no meu cantinho, tenho lá uma coisinha para ti!


Beijinhos!!

:)