» David de Sousa on 02:38


Por estes dias, a Igreja celebra o dia em que foi escolhido oficialmente o nome do Menino: Emanuel, que quer dizer Deus connosco. Gostava pois de partilhar uma dúvida que me tem perturbado nos últimos tempos. Gostava de partilhar um medo que tenho. O medo de não saber dizer Emanuel com o meu coração! Com a boca muitos o fazem, mas eu não me quero distanciar do verdadeiro Emanuel. Daquele que se fez nosso semelhante para podermos ser semelhantes a Ele. Aquele que nasceu longe das festas e dos holofotes do mundo, mas bem junto ao meu coração. Aquele que se afasta das obras mundanas para ser Ele obreiro dos nossos caminhos. Caminhos esses trilhados numa certeza de alcançar a luz de uma meta que começa no limite glorioso de um Madeiro.

Hoje tenho medo! Medo de não querer ouvir este nome que me leva cada vez mais para longe do meu lugar! Medo de simplesmente amar demais aquilo que já nasceu em mim! Mesmo que não seja fácil! Tento então soletrar cada letra deste nome que para mim é Amor. Este nome que é tudo aquilo que não vejo em meu redor…

Emanuel é sinónimo de Deus connosco, mas para mim tem muitos mais significados. Primeiro ser Deus connosco é estar ao nosso lado. Sentirmos em quem nos guia o rosto e a mão deste Deus que encarna a nossa condição humana. Mas para mim, Emanuel é sinónimo de Radicalidade! Não ter medo de ser feliz. Não ter medo de confiar que podemos pegar de novo fogo a este mundo. Não ter medo de enfrentar as dificuldades e delas tirar o melhor! É sinónimo de Confiança! Confiança mútua! Confiança infinita! Confiar que Ele nos põe lado a lado para construirmos, não com tijolos, mas com gestos estes corações que têm sede de mudança. Estes corações que estão “fechados para obras” por uma chama que muitos teimam em apagar!

Também é sinónimo de Garra! Garra para pegar numa comunidade que está ao nosso lado! Garra para poder alcançar o cimo do monte que diz não ser possível! Esquece o medo e sai do escuro! Deus precisa da tua garra, do teu amor, Deus precisa de ti. Emanuel para mim é sinónimo da vontade que tenho de ser santo. Não me quero perder em labirintos de teorias sobre um Emanuel feito por medida mas sim perder-me na aventura de um Emanuel que do alto de um Madeiro, e mesmo que muitos não queiram, continua a dizer, que nós para Ele valemos mais…

Hoje este Emanuel faz-me acreditar que somos estes pedacinhos de Amor que irradiam pelo mundo. Se este nome para ti é sinónimo de distância e algum medo, para mim também o é! Mas eu acredito numa Unidade que não tem fim. Acredito que Emanuel não pode ser aquilo que vemos mas aquilo que realmente continuamos a ser no fundo de nós mesmos. Emanuel não nos pede teorias ou palavras mornas. Pede-nos a radicalidade de sermos felizes ao jeito de Deus. Pede-nos que acreditemos que ainda hoje e aqui, com Ele, seremos o que quisermos!

0 Comentários: