» David de Sousa on 02:27
















(Entre outros...)


«Realmente por vezes apetece-me perguntar se está aí alguém. Não estou a falar teologicamente, n’Aquele “alguém” de “A” maior, mas sim de ti que estás sentado desse lado. Gostava de por momentos saber quem és. Saber que sombra usas para disfarçar o teu rosto, que sombra feita de sonhos cobre o teu imaginário enquanto percorres o caminho do contorno de cada palavra ou ideia aqui deixados…

Está aí alguém?... Penso ter ouvido um som vindo desse lado! Julgo não estar enganado em pensar que não estás aí por acaso, que não paraste por achares que tudo faz sentido dentro de ti ou à tua volta. Acho que sentiste hoje o mesmo que eu e apenas quiseste ser cúmplice num silêncio ecoado pelo tempo. Não estás aí parado porque a fogueira se apagou, mas sim, porque queres trazer nova lenha para este lume. Queres provar com a tua vida que este lume já ninguém mais pode apagar dentro de ti…

Está aí alguém?... Por momentos julguei ver-te perdido na linha do horizonte, com medo que esse fosse o limite. Quero provar-te que não!!! O limite é muito mais além da linha do horizonte. Fica marcado no cimo de um Madeiro que sei ainda amas e que Alguém o subiu apenas por te Amar. Subiu porque para Ele tu és realmente a peça chave do Seu Amor…

Está aí alguém?... De voz já rouca, hoje não vou ter medo de arriscar esta pergunta. Quero mostrar que tudo é possível com o trabalho das nossas mãos. Estou farto de ouvir “velhos do restelo” convertidos. Estou farto de ver rostos no chão e almas penduradas ao vento da incerteza. Estou farto de não ver preocupação com aquelas ovelhas perdidas de um rebanho que já soube o que era ter pastor. Estou farto de ver pessoas a perguntar onde estão os jovens! Hoje sou eu que pergunto: Onde estão os jovens??? No bar?? Passei por lá à hora do costume mas não te vi. No sacrário?? Hoje por momentos não estava ninguém a adorar a maior prova de algo que tantas vezes, por se tornar invisível, nem a vemos. Julgo que não estiveste por lá hoje. Na missa?? Ontem fui e hoje estive no início mas também não vi o teu exemplo a marcar a diferença. Lembraste de quando ias todos os dias à missa? Eu lembro-me pois nessa altura também eu lá estava. Também o meu coração se queria encher todos os dias deste alimento celeste. Apenas alguns rostos lutam por esta sobrevivência que é não ter medo de receber Cristo nas suas casas. Em grupos ou movimentos?? Tens chegado quase em cima da hora. Eu e outros continuamos a experimentar o que é fazer de uma amizade um modo de vida. Deixaste de ousar fazer parte de um só corpo que é esta Igreja! E no fim?? Todos partem e ficas sem saber o que fazer. Ficas sem motivo para dizer para ficarem mais um pouco. Ficas perdido a mendigar uma conversa…

Está aí algum jovem?... Esta deve ser a frase que mais vezes, vejo ser construída! Todos me perguntam se algo vai ser feito pelos jovens, se os jovens participam, se a ideia foi dos jovens, se aquele projecto dos jovens já acabou… Vejo sobretudo a tristeza dos seus rostos. Desenganem-se os que julgam que só os jovens lutavam por um ideal. Acreditem que existem muitos corações jovens a bater dentro de rostos cansados pelo tempo. Que também eles ousaram, ao seu jeito, seguirem o rosto de Cristo que viam em nós. Todos sentem o mesmo, mas todos juntos podemos mudar isso! Sei que já tentamos muita coisa, mas outra tanta ainda está por descobrir! Lembras-te daquela ideia que achavas ser boa mas que nunca tinha sido tentada? Avança com ela!! Mostra que é possível ter esta loucura de pertencer a uma geração de radicais de Deus!

Está aí alguém?... Hoje tive de fazer esta pergunta, pois a dor de pensar que até aqui tudo mudou, por momentos assustou-me…»

Este texto é apenas um sonho! Nada do que aqui foi escrito se aplica à realidade que vivo, pois na realidade em que vivo, cada um de nós é o que vale mais. Formamos uma só igreja. Na realidade que ainda vivo, a eucaristia é motivo de alegria e festa. A igreja está sempre cheia e os corações também. Não existem obras que nos separem e a amizade é sermos mesmo um só! Na realidade em que vivo a vida não para nem nós paramos com a vida! Na realidade em que vivo tudo é diferente disto que vos falei, apenas Ele permanece e tu que estás aí desse lado…

6 Comentários:

Comment by Anónimo on 24 janeiro, 2007 10:05

Potente... :)

 
Comment by Rapazsemnome on 24 janeiro, 2007 10:53

Amigo...Deixa-me dizer-te...

Grande Post...muito bom mesmo...!!!

Respondendo ao teu post.... Nós estamos lá... secalhar nao com a força de outros tempos...
Secalhar precisamo todos de um empurrão... de uma palavra...
Mas... uma coisa podes ter a certeza...
Como alguém dizia..."O sol nem sempre se vÊ...mas sabemos que está sempre lá...!"

Um abraço...
p.S- Essas fotos...trouxeram-me alguma nostalgia...é bom recordar grandes momentos...como foram esses...!

 
Comment by Anónimo on 24 janeiro, 2007 14:15

sinto-me lisonjeada. Não por teres posto uma foto minha... mas por ela fazer parte de um texto tão...sincero!
Obrigada pela chapada... infelismente não sei até que ponto conseguirem com que, "sonhos" como esse, acabem...

Bjs*

 
Comment by Rita TB on 25 janeiro, 2007 19:21

Hey!!!! Eu também estou farta de ouvir e ler sempre as mesmas coisas: "Ai isto vai mal"; "Parece que não tenho forças"; "Já não sinto a presença Dele como sentia"; sempre com as mesmas caras de caso como se tudo estivesse perdido!
Já fizemos grandes coisas, já sentimos e experimentámos o Amor de Cristo, então porque deixamos o chama apagar-se?
Quem nos move? O que nos move? Será que temos a resposta bem presente nos nossos corações?

Já sabemos qual é o caminho, agora é começar a andar!

E já agora, por ver essas fotos, vamos a Sydney???

Bjs Rita

 
Comment by David de Sousa on 25 janeiro, 2007 20:01

Nmac,Rapazsemnome,Joana e Rita quero desde já dizer que fico feliz por estar aí alguém.Fico feliz por ainda continuar uma coisa chamada...Amizade!

Falo de modo especial para ti Rita!Nem sabes o quanto é bom ver-te por aqui!Bem sei que isto parece repetitivo mas é algo que neste momento sentimos.Este "lavar de alma" que aqui fazemos é uma maneira de escape!

Claro que não paramos de lutar mas é dificil quando o caminho que experimentámos agora tem "portagens"!Também sei que continua lá mas parece distante!

Quanto a Sidney para mim é sonho...

Abraços e beijos...

 
Comment by Rui on 27 janeiro, 2007 19:09

Meu caro. Depois de algum tempo ausente nos meus comentários, eis que volto.
Sim, estou aqui. E sem desprimor por ninguém ainda bem, Rita, que, embora longe, também estás aqui.
Mas muita gente também está aqui. E também sabemos todos que Ele também está aqui.
A questão é que o comboio da nossa vida não pode estar sujeito a ser guiado por locomotivas que vêm e que vão e se não há locomotivas o nosso comboio não anda.
Temos de equipar o nosso comboio com a locomotiva de Cristo porque Esse não vai e vem, Esse É.
E quando permitirmos que isso aconteça, então ver-nos-emos todos na missa durante a semana, nas adorações do Santíssimo e em todas as actividades em que nos envolvemos. Por isso, a gente vê-se.