» O Tio on 15:06

Hoje a Igreja celebra o Dia dos Seminários. Essas casas que o Concílio Vaticano II apelidou de «coração da Diocese». Naturalmente porque aí «pulsa» a pujança da vitalidade de cada Comunidade cristã e, por isso mesmo, de cada Diocese. Essas casas onde se preparam, a vários níveis, os futuros pastores do Povo de Deus; essas casas de todos nós (onde todos nos deveríamos sentir comprometidos), que existem em função de nós, onde rezam por nós, celebram por nós e vivem por causa de nós. Casas de Deus, escolas de caridade, de serviço, de disponibilidade, de doação e gratuidade… em favor dos homens e mulheres de todos os tempos.

Madre Teresa de Calcutá, numa «conversa» tida com um grupo de Padres, segredava-lhes ao coração: “Que cada pessoa seja Jesus para vós e vós sejais a Sua presença para elas. Sede santos e ensinai-nos a sê-lo. Ensinai-nos a oração que purifica o coração e faz crescer na fé. Recordai-nos a importância da meditação, fonte de amor e serviço. Vós que consagrastes a vida e o coração, deveis ser pobres, puros e santos, para que na consagração possais dizer: «Eis o Meu Corpo», e dar-nos em seguida o Pão da Vida que nos faz viver e chama à santidade.

Peço-vos e suplico-vos que dediqueis todo o vosso tempo ao povo e a viver plenamente o vosso sacerdócio. Em toda a parte para onde a obediência vos enviar, sede realidades vivas da presença de Cristo, porque só vós sois e podeis dar Jesus (…).

Jesus deve poder servir-se de vós sem antes vos consultar: vós pertenceis-Lhe, vós sois exclusivamente d’Ele”.

Sim, creio que apenas assim se é verdadeiramente pastor do Povo de Deus. Assim «nascerão» os padres que Deus quer e a Igreja precisa. Num completo abandono à vontade de Deus. Numa total obediência à Sua Palavra. Numa absoluta fidelidade à «loucura» deste Reino iniciado por Jesus de Nazaré.

Os Seminários são, então, este tempo e este espaço onde se escuta mais intensamente a vontade de Cristo Bom Pastor; são estas vidas de jovens inquietos, deixadas moldar pelo Divino oleiro a fim de formar pastores segundo o seu coração para que queiram dar incondicionalmente a vida pelas ovelhas; para que queiram, a propósito e a despropósito, ser presença d’Aquele que veio ao mundo para oferecer a vida e a vida em abundância. Seminário será, pois, permanente sinal e sinónimo do Amor de Deus, da Misericórdia divina, da Salvação e da Ternura do Pai por esta nossa Humanidade.

HOJE havemos de rezar intensamente pelos nossos Seminários. Pelos nossos Seminaristas. Pelos Pastores com aí Deus colocou como Sua imagem. Por todos os Pastores com que Deus já presenteou a nossa Diocese. Para que muitos mais jovens aceitem e acreditem nesse fabuloso desafio de querer dar a vida pela multidão…

1 Comentários:

Comment by Elsa Sequeira on 12 novembro, 2006 17:43

Tio!!

Vamos todos rezar pelos seminaristas, e por todos que entregaram a sua vida!!!
Que o exemplo de Madre Teresa de Cálcutá, nos acompanhe sempre, todos os dias!!

Grande Tio!!
Beijinhos!!:))