» David de Sousa on 00:55



Mais uma vez vou fugir da rotina e modificar o quadro. Foi-me proposto um desafio que aceito mas que vou mais longe. Vou realmente partilhar a reflexão que fiz convosco. Acho que é justo, mais do que participar numa simples cadeia de meditação, fazer algo mais. Não fiquem portanto chateados mas esta é a minha forma de participar. Não quero apenas dizer uma frase, quero dar nalguns breves traços, os contornos que ela simboliza para mim.

“Fui crucificado com Cristo. Por isso, já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.”

(Gl 2, 19-20)

“Muito beato” - dirão alguns! “Muito forçado” – dirão outros!
É exactamente com este sentimento que me levanto todos os dias. O de que, depois de ter tomado a opção de O seguir, já não sou eu que vivo mas é o Seu Espírito que habita em mim. Não só nos bons momentos como também nas dificuldades. E perceber acima de tudo que com Ele tudo podemos. Porquê temer? O que recear? Ele quebrou a barreira de um madeiro para dizer que nos ama e que precisa de nós.

São Paulo fala-nos nesta entrega radical de uma forma que me seduz. Nunca mais me esqueço que, por minha iniciativa, decidi que no Verão passado iria ler todas as cartas que São Paulo escreveu! Fiquei “agarrado” à sua forma de escrever e ao seu exemplo de vida e de conversão. Hoje em dia, por muitos motivos, considero-o ainda mais o meu “padroeiro” e a quem por vezes peço uns concelhos. Não nego que me "sirvo" dele como “telefone” para Deus. É um santo que me marcou e cujo exemplo tento seguir, pois são eles o sinal que Cristo nos vai dando que a santidade é possível a cada homem que não tenha medo de dizer “sim” ao apelo de Deus.

Outras frases me marcaram por vários motivos e em vários contextos, mas esta é fundamental na minha caminhada diária rumo à santidade que busco. Deixo-vos com outra maravilha saída das mãos do Apóstolo Paulo:

“Não quero dizer que já tenha chegado ao fim, ou que seja perfeito, mas continuo a ver se o consigo, visto que, para isso fui conquistado por Cristo”. (Fl 3, 12)



Quem quiesser pode seguir a deixa e continuar o desafio...

12 Comentários:

Comment by Fá menor on 23 fevereiro, 2008 12:30

Meu amigo!
Apraz-me que tenhas respondido ao desafio. No entanto, devo dizer-te que tens mesmo que seguir as regras sob pena desta frente morrer aqui.

Pensa comigo:
Isto não é um simples desafio...
É um exercício quaresmal que deve chegar ao maior número de bloggers possível. Para que muitos possam reflectir na sua relação com Deus.

Este exercício quaresmal - a "quadragésima.com" - foi proposto inicialmente em três frentes:
a frente "Deus Pai";
a frente "Jesus";
e a frente "Espírito Santo", que é esta.
Há agora outra frente para "não bloggers" ou para bloggers a quem o desafio não chegar, que está a decorrer no "Confessionário" e que é a frente de "Maria".

Por isso peço-te encarecidamente que não mudes as regras...
Não é a mim, ou a quem te propôs o desafio, ou a quem o concebeu que estás a dizer "não"...
É claro que tens o direito à diferença, e não és obrigado a nada, mas pensa bem...
esta frente deve seguir segundo as regras.

Espero que compreendas, se não teremos que inverter o processo e a frente voltar ao nMAC.

Bjinhos em Cristo

 
Comment by David de Sousa on 23 fevereiro, 2008 13:55

Se disse um "Sim" que não foi ao jeito do mundo fico feliz pois talvez tenha feito mais sentido a alguém por aí...

Façam o que quisserem! Para mim apenas foi mais um texto entre tantas partilhas que já fiz, com a diferença que desta vez tinha uma proposta de "tema".

"O Sobrinho" segue um estilo próprio! Não sejam demasiadamente rigidos com regras! É apenas uma dica. Deixem ir onde Ele vos levar...

Seja como for chegaram até mim e esse, pelos visto é o objectivo! Chegar a todos! Agora é irem desbravando outros caminhos.

Abraços a todos...

 
Comment by Anónimo on 23 fevereiro, 2008 14:43

E porque O Sobrinho deixou em aberto este dar continuidade à caminhada, se me permitirem atrevo-me a continuar. Não penso que este fugir das regras fosse tão mau assim, pois devemos na vida estar numa atitude de aceitar as diferenças e as mudanças.

 
Comment by Fá menor on 23 fevereiro, 2008 14:50

Meu menino,
anda lá, não sejas cortes!
É só passar o desafio explicitamente a alguém para que o continue...
as regras e as frases dos outros participantes podes colocá-las aqui nos comentários. Custa-te alguma coisa caminhares em equipa?
Lembra-te de que sozinho não és ninguem!
Para se ir "desbravando caminhos" como dizes tens que fazer a parte que te toca. Falta-te ainda percorrer muito caminho e de mãos dadas é mais fácil.

Beijinhs

Fa

 
Comment by joaquim on 23 fevereiro, 2008 15:28

Ó Sobrinho, francamente, «Se disse um "Sim" que não foi ao jeito do mundo fico feliz pois talvez tenha feito mais sentido a alguém por aí...»!
Queres tu dizer que tudo o que tinha sido feito até agora foi «ao jeito do mundo»?
«Façam o que quisserem!»!!!
Sobrinho tu aceitaste algo que vinha de outros e que tinham feito aquilo que lhes tinha sido pedido.
Julgas que também não apeteceu a esses outros fazerem o que tu fizeste?
Mas não o fizeram porque os caminhos, as ideias, ou se aceitam ou não se aceitam.
Desculpa sobrinho, mas «"O Sobrinho" segue um estilo próprio!»?
Desculpa sobrinho, mas «Não sejam demasiadamente rigidos com regras!»
O que é um «estilo próprio»?
Sabes as regras fazem muita falta, embora neste caso nem de regras se trata, mas sim de aceitar algo que foi inspiração de alguém que foi proposto a outrém, que foi propondo a outros outréns que aceitaram a ideia como ela foi inspirada.
Todos e cada um daqueles que aceitaram têm a sua maneira de ser, no entanto quando aceitaram, aceitaram o que lhes era proposto.
«Deixem ir onde Ele vos levar...»
Será que quando se obedece em amor não será «deixarmo-nos levar para onde Ele quer»?
«Jesus Cristo obedeceu até á morte e morte de Cruz.»
Abraço-te fraternalmente meu irmão em Cristo, mas não entendo a tua atitude.

 
Comment by David de Sousa on 23 fevereiro, 2008 16:53

Se não entendem a minha opção digo-vos que também não entendo a vossa.

Mas como querem que eu siga o esquema vou eleminar o titulo do post e vou "oficialmente" recusar este "exercicio quaresmal"!

Joaquim, amigo, obrigado por partilhares a tua opinião!

Fa menor,
tal como eleminaste a minha frase também eliminei a tua tentativa de colocares aqui algo em que a partir deste momento apenas poderei rezar de fora.

A todos os que me visitaram por estar nesta cadeia mas que nem sabiam que este blog existia convido a pensar uma coisa: curioso que o desafio não terminou no meu blog e que essa pessoa, que não conheço até lá colocou o meu nome.

Abraços...

 
Comment by Fá menor on 23 fevereiro, 2008 16:59

Meu querido,
~eu não eliminei nada
a tua frase está onde sempre esteve: no teu post!
se passares no da libelinha, ela está lá!
se passares no meu, ela está lá!
Obrigado por seres tão compreensivo!

 
Comment by Fá menor on 23 fevereiro, 2008 18:39

Menino,
em resposta a: "curioso que o desafio não terminou no meu blog e que essa pessoa, que não conheço até lá colocou o meu nome."

Digo-te que graças a Deus, que é o nosso auxílio, o desafio já andou para a frente e como tal já não volta atrás. Não há nada de curioso que o teu nome lá esteja, uma vez que qua a tua frase é uma peça do puzzle. E foi através do teu blog e da tua abertura para isso que ele já lá vai para a frente.

A esta altura do campeonato isto fica-te muito mal: «Mas como querem que eu siga o esquema vou eleminar o titulo do post e vou "oficialmente" recusar este "exercicio quaresmal"!»

 
Comment by Anónimo on 23 fevereiro, 2008 18:57

Amigos, haja tolerância.
Um caminho faz-se de altos e baixos, de estrada plana e acidentada. Se assim não fosse o caminho seria monótono e enfadonho Porque não entender o lado do Sobrinho? É verdade que este desafio tem pontos que devem ser tomados em conta e o princípio deve ser mantido, mas se todos chegarmos ao fim, devemos ficar engrandecidos pelo contributo que demos a esta partilha quaresmal.
Vamos continuar e acreditem o Espírito Santo está connosco, não nos abandona.

 
Comment by David de Sousa on 23 fevereiro, 2008 19:13

Desculpem-me mas agora acho que estão a tornar isto como se fosse a coisa mais importante do mundo! É apenas um desafio! Somos todos cristãos! Não nos prendamos ao acessório e continuemos a busca do Essencial!

Não vou dizer mais nada pois se digo que aceitei desta forma diferente, acusam-me de quebrar regras, e se digo que recuso pois não cumpri as regras acusam-me na mesma.

Para encerrar de vez a questão peço desculpa a quem se sentiu ofendido com alguma coisa que fiz ou que disse pois não foi de todo essa a minha intenção!

Abraços a todos...

 
Comment by Fá menor on 23 fevereiro, 2008 19:18

Vá lá... para encerrar de vez a questão, coloca lá o título no post!
Bjinhos

 
Comment by joaquim on 24 fevereiro, 2008 20:15

Abraço forte e amigo em Cristo que nos une.