
Ao percorrermos as leituras do dia de hoje, vejo um homem radical, como foi São Paulo, pedir que façamos da Palavra de Deus “isco” para chamar à luz aqueles que deambulam na sombra. Fazer da evangelização motivo de mobilização de todos, e fazê-lo sempre pelo todo a que pertencemos. Não se trata de uma questão meramente atribuída a profetas ou sacerdotes, mas reconhecer que exercemos um ministério muito particular nesta Igreja da qual somos corpo. Se fazemos isso sem esperar glória ou algo em troca, tenhamos certo que a nossa recompensa será a plenitude de uma Páscoa que não terá fim, uma vida que abrirá fronteiras ao absoluto da nossa existência.
O salmo apresenta-nos a resposta ao evangelho de hoje que tem como mote: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara.». A resposta deverá ser um: «Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade.». Ao voltar a ouvir estas palavras, não posso deixar de partilhar convosco um momento muito particular da minha vida. Este desafio, a que tantos responderam desta forma, também a mim era lançado numa eucaristia que vivi de forma particular. Desde então, este salmo só me faz sentido com este evangelho pois ambos são o verdadeiro desafio que nos é colocado. É pedido que alguém ajude a sustentar a cruz que este povo peregrino de Deus transporta. É urgente, pastores que guiem este povo! Mas é preciso sobretudo que cada um “gaste” os seus dons na construção da morada do Senhor neste mundo. Desde esse dia, que me ficou marcado, estas palavras tornaram-se um modo de manter viva a chama que queima tantos corações como o meu. Não na teoria mas na prática e na vivência de cada momento. Tomar estas palavras como guias não é nada fácil, mas Cristo não prometeu a facilidade mas a felicidade, ainda que esta não seja fácil.
Escrever este texto é para mim motivo de alegria imensa. A Palavra de Deus por si mesma bastava, mas quis fazer esta breve reflexão com cada um para mais uma vez juntos percorrermos os caminhos da fé.
Deixo apenas um convite a todos: hoje participem na eucaristia, ou pelo menos, leiam a Leitura e o Evangelho do dia. Como podemos ficar indiferentes a este desafio que Ele nos lança. Sejamos antes diferentes e muito e “à frente” ao estarmos presentes na festa que Ele prepara todos os dias para nós. Mostremos ao mundo o que nos move ou descubramos pela primeira vez o abraço de Cristo presente naquele altar. Cada um tem a liberdade de aceitar este convite ou não mas se nada tememos, para quê recusar? A ti cristão, a ti jovem, a ti homem, a ti mulher, a ti leitor, a ti mero visitante deste espaço…são vocês os convidados a serem escolhidos. Faz-te também tu ao largo, pois eu lá estarei contigo!
São Bartolomeu dos Mártires
Leitura: I Cor 9 , 16 – 19 . 22 – 23
Evangelho: Mt 9 , 35 - 38
1 Comentários:
Na próxima sexta-feira, dia 20, realiza-se uma oração de TaiZé pelo Darfur , às 19h45m, na Igreja de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa.
Participa e divulga! Se não puderes estar presente, reza na mesma.
bjs em Cristo
Maria João
Fé e Missão (Missionários Combonianos)
Enviar um comentário