
“Esta é de indignação. Leia e, se concordarem, difundam, protestem, alinhem na proposta. Pena é que se não publiquem cartoons que optem pela defesa de outros valores mais nobres. O jornal "Expresso", que até se tem revelado razoavelmente sensato, publicou, na sua edição do dia 3 de Fevereiro, um cartoon, sem humor nem qualidade, de um paranóico que é useiro e vezeiro nos ataques mais baixos às religiões, especialmente ao cristianismo e seus símbolos. Desta vez, demonstrando ignorância e desconhecimento da situação em causa, o pseudo-artista imaginou uma arma em forma de cruz, manobrada pelo papa, donde saem abortos em vezes de balas. Imagina: a cruz a destruir as vidas...Um grupo de pessoas, verdadeiramente indignadas com este ataque soez, propunha-se lavrar um protesto junto da direcção do Expresso. Chegou, porém, à conclusão que isso não só não traria qualquer efeito prático, como até se ririam desse protesto. De qualquer forma, acha-se que se não deve deixar passar este caso em claro, pois, se o fizermos, estamos a dizer-lhes, implicitamente, que podem fazer os ataques mais soezes a quem quiserem. O que será um mal para a coesão da sociedade e para os próprios valores democráticos, que assentam no respeito e na tolerância pelas convicções de todos. Ao fazê-lo, estamos a defender a sociedade e seus símbolos, as convicções de todos e cada um, a qualidade e o timbre da cultura e até o próprio Expresso, que deve ser ajudado a não se abandalhar e ficar ao nível de um qualquer jornal do incrível ou da sexologia.
Neste sentido, pedimos:
1. Boicota alguma ou todas as edições do Expresso durante este mês de Fevereiro, não o comprando. Em alternativa, compra um jornal da concorrência. Ou dá o dinheiro aos pobres, que não será pior. Ainda que sejam vendidos somente 1.000 exemplares a menos, eles perguntar-se-ão porquê.
2. Envia este texto a toda a tua lista de emails para que todos saibam e muitos possam aderir a esta campanha.Não te cortes! Se és maior e vacinado, mostra-te com coluna vertebral! Isto é, com uma personalidade que não aceita tudo! Envia e reenvia este texto por e-mail a todos os teus amigos.”
Recebi hoje vários emails iguais a estes, por isso, decidi colocá-lo aqui e fazer ouvir a voz de quem defende a coerência de que tanto tenho falado! Junto também coloquei a referida imagem que se encontra no site oficial do Expresso! Quem concordar publique também este texto ou a sua opinião pessoal sobre este caso no seu blog!
Mais uma vez…ASSIM NÃO!
Recebi hoje vários emails iguais a estes, por isso, decidi colocá-lo aqui e fazer ouvir a voz de quem defende a coerência de que tanto tenho falado! Junto também coloquei a referida imagem que se encontra no site oficial do Expresso! Quem concordar publique também este texto ou a sua opinião pessoal sobre este caso no seu blog!
Mais uma vez…ASSIM NÃO!
8 Comentários:
è de facto de lamentar, o jogo do vale tudo..uma vergonha..aqui fica o meu protesto contra a atutude do expresso.
Muita força pa ti!
Bj
:))
Ai se fossemos todos radicais... Aquela sede estaria neste momento arder... MAs enfim, como somos cristãos... Fazemos coisas mais pacificas...
De qualquer forma, é de lamentar...
Uma braçada amiga
Liberdade de expressão... diz-te alguma coisa???
Ou deveremos diagnosticar alguma "pontinha" de extremismo ou fanatismo religioso?... pensei que aquando da "crise" dos cartoons, tinha-se criticado o "Islão" por priveligiar a ignorância...
Demo,
concordo com o Pinguim!Ele resume aquilo que te quero dizer!
Extremismo era ir para a rua incendiar carros e agredir pessoas!Este protesto passa pela compra ou não de um jornal e isso apenas afecta a minha liberdade!Sou livre de o fazer ou não!
O texto não é meu por isso concordo que algumas partes sejam exageradas mas como recebi tantos, achei que devia publicá-lo e tal como recebi!
Acredita que nem comprei o jornal, mas fiquei espantado quando vi!
Não me digas que achas normal uma arma(seja ela qual for,e esquecendo que é o papa que está a manejá-la)dispare vidas humanas?
Fora que o facto de ser uma cruz é de mau gosto mas nem vou discutir isso contigo pois acho que não vale a pena!
Abraços e passa por cá mais vezes...
Em primeiro lugar permite-me fazer um reparo ao comentário do Pinguim, e que acabaste por subscrever… […Mas enfim, como somos cristãos… Fazemos coisas mais pacificas…] … na minha opinião as “coisas mais pacíficas” ficam a dever-se ao facto de sermos civilizados e ao civismo que daí possa advir… e não por sermos cristãos… […nesse aspecto os cristãos terão telhados de vidro e deixarão muito a desejar… (cruzadas, inquisição, etc…)]
Quanto ao resto, penso que um cartoon será apenas isso mesmo… um cartoon… (sátira, critica, até mesmo uma manifestação de desagrado) … tudo o resto será mera simbologia…
Quanto ao uso da violência serei – por defeito –, contra… independentemente do tipo e forma que a arma possa ter… ou de quem a possa usar.
Quanto ao uso da cruz – e apesar de não quereres discutir isso comigo –, permite-me que te conte uma curiosidade sobre a simbologia…
Convive na nossa sociedade uma religião que é avessa ao uso do crucifixo por este simbolizar a morte de Jesus… segundo eles, se um nosso ente querido for morto por uma faca, certamente que não iremos pendurar uma miniatura ao pescoço de modo a lembrarmo-nos constantemente do triste acontecimento… então porque razão deveremos publicitar a morte de alguém que nos serve de inspiração?...
Como vês será apenas uma mera questão de simbologia… a interpretação será aquela que a nossa consciência ditar…
Fica bem
Demo,
realmente tudo consiste numa questão de civismo como dizes e nisso concordo!O facto de sermos cristãos apenas acentua esse mesmo "dever"!Acabas por ter uma certa razão!
Quanto à cruz é muito simples!Usas para te lembrares que Alguém um dia deu a vida por ti, mas não só!Ressuscitou!Isso é uma questão de fé e já vi,por outros textos teus, que vês tudo à luz da História!
A Biblia é o maior arquivo histórico que conheço!Podes ler acreditar ou não, mas tens que pôr o factor Fé!É ele que move!Eu acredito nesta Igreja!Com os defeitos e virtudes!Os meus pais não são perfeitos,erram,não concordo com tudo mas continuo a amá-los!Acho que esta cena de discutir a Fé e quase como os gostos:eu não te vou mudar e tu não me vais mudar!Podemos sim é nos respeitar-mos um ao outro!
Espero que te ajude em cada texto como espero ser ajudado por ti em cada comentário!
Abraços...
Sabes que também fiquei muito desiludido com este cartoon..
Até comentei para quem estava comigo: "Imagina lá se nós fossemos como os islâmicos??? Ainda Bem que somos diferentes e que com essa diferença, sensibilzamos e marcamos as pessoas..."
Um abraço
Só hoje vi este post.
Se há liberdade de expressão, também há a liberdade de comprar aquilo que eu quero e por isso mesmo, até porque já houve coisa idêntica com João Paulo II, eu sou livre de nunca mais comprar tal jornal.
No meu tempo havia uma expressão engraçada que era: "não se morde ao dono"!
Ora alguns dos "donos" do Expresso são aqueles que o compram e alguns deles são católicos.
Porquê comprar algo que não me agrada e que até ataca as minhas mais profundas convicções?
Abraço
Enviar um comentário